Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Programa de Actividades
Nome: Caminhada de observação de aves no Festival Fora do Lugar
Data: 2019-12-07
Data de Conclusão: 2019-12-07
Hora: 09:00:00
Hora de Conclusão: 12:00:00
Regiões: Centro
Descricao:  

O concelho de Idanha-a-Nova é considerado uma zona de excelência para a observação de aves em Portugal, e por isso, convidamo-lo a vir dar um passeio connosco para aprender e desfrutar da avifauna que habita por aqui.

A aldeia histórica de Monsanto encontra-se numa zona privilegiada do território português, estando rodeada de sítios de extrema importância biológica. Está também integrada no GeoPark Naturtejo e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo/Tajo Internacional. A sul da aldeia, encontra-se o Parque Natural do Tejo Internacional, uma área pouco perturbada, e com uma elevada diversidade e abundância de aves planadoras, ou de grande porte. Entre as espécies residentes estão o grifo, o abutre-preto, a águia-real e a águia-imperial.  A paisagem é maioritariamente rochosa, com vegetação arbustiva e montados de sobro e azinho. Esta última característica empresta à área alguns traços de habitats mais mediterrânicos, o que se traduz no elenco local de espécies de aves. Além das aves planadoras não nos podemos esquecer das aves mais pequenas, mas que não passam despercebidas devido às suas cores contrastantes, como o chapim-real, o melro-azul, entre outras.

Iremos começar a manhã com uma pequena introdução sobre a zona envolvente, o tipo de habitats observados e as espécies que esperamos ver durante o passeio. Partiremos da capela em direção ao castelo de Monsanto, fazendo várias paragens para observar as aves que encontrarmos pelo caminho.

Local: Monsanto, Idanha-a-Nova

Ponto de encontro: Capela de São Pedro de Vir-a-Corça

Idade mínima: 10 anos

Inscrições: www.artedasmusas.com/foradolugarbooking

Limite de inscrições: 20 pessoas

Recomendações: Levar água e roupa e calçado adequados para andar no campo.  Serão fornecidos binóculos e guias de campo.

Organização: SPEA


Hehade




voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com