Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
28
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Centro de Interpretação Ambiental da Pedreira > Centro Ambiental do Priolo
imprimir

Centro Ambiental do Priolo

O Centro Ambiental do Priolo é o primeiro centro de interpretação e educação ambiental criado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em colaboração com a Direcção Regional dos Recursos Florestais e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Está localizado dentro do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro, ao pé da Serra da Tronqueira e dentro da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme. Este parque conta com uma interessante plantação de espécies nativas e um pequeno jardim de endémicas representativo das espécies da floresta natural dos Açores.

Antes da construção do Centro Ambiental, este local era já escolhido para os passeios da população local, aos fins-de-semana e férias.

O Centro Ambiental é constituído por dois edifícios (antiga casa de guardas florestais) unidos por uma estufa de vidro transparente. Na entrada principal do Centro Ambiental do Priolo podemos encontrar a recepção do centro e Loja do Priolo, cartazes com informação relativa as actividades do Centro e da SPEA e uma área de descanso anexa ao Bar e que permite tomar um café, um chá, ou provar os doces tradicionais da ilha.

No edifício principal do Centro Ambiental do Priolo, o visitante poderá ver uma exposição interactiva que permite conhecer a Serra da Tronqueira, a sua fauna e flora, e especialmente o Priolo e a sua problemática, através de painéis interactivos e dinâmicos. No centro da área da exposição, encontra-se uma área especialmente desenhada para crianças, com jogos e actividades que servem para aproximar os mais novos da problemática do Priolo.

O auditório do Centro Ambiental é destinado à realização de cursos, palestras, reuniões e à projecção de documentários sobre a temática do Priolo e a conservação da natureza.

O Centro pretende ainda, criar e acolher exposições temporárias de temáticas relacionadas com o Priolo, a Laurissilva e os Açores. Com este intuito, o espaço interior do Centro foi concebido como um espaço dinâmico, facilmente modificável. As paredes da área das crianças são móveis e o espaço do auditório é versátil, podendo ser transformado num espaço de exposições quando necessário.

O Parque Florestal Cancela do Cinzeiro também vai acolher actividades exteriores do Centro e no Jardim das Endémicas foi criado um percurso, onde cada pessoa pode identificar as espécies nativas dos Açores.

O Centro Ambiental do Priolo pretende organizar diversos tipos de actividades dirigidas ao público geral e em particular à população local e às escolas. O objectivo do Centro é facilitar e fomentar as actividades que possam servir para aproximar o seu público à natureza e ao meio-ambiente, contribuindo para a melhoria do habitat do Priolo e deste modo garantir a sua sobrevivência.

Se desejar saber mais sobre o Centro Ambiental do Priolo e as nossas actividades, contacte-nos:

Telm.: 918536123

E-mail: centropriolo[arroba]spea.pt

Aptdo. 14 | 9630-Vila de Nordeste | São Miguel - Açores


Nota: onde está [arroba], deve-se escrever @



voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com